GERMINAR

A Cada nascer do sol
Há esperança de ser livre
E como pássaro peregrino

Voar confiando em não ser só.


Santiago Dias

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MULHER, MULHER

(Para dona Chiquinha, minha mãe)



- Foto da Web

Há muito tempo estava tentando escrever sobre as mulheres, mas sempre me senti impotente diante deste assunto. Falar de sua grandeza é pouco. Falar de sua luta no dia-a-dia também não me apetece. Dizer que a mulher caminha lado a lado com o homem ainda é um absurdo. A mulher é antes de tudo uma fortaleza, um porto seguro. Apesar de reconhecer suas fraquezas enquanto ser humano, as qualidades superam.
Diante do machismo que está impregnado até a alma do homem eu me atrevo a falar da minha admiração. Estou atento à sua luta. Ao lado de qualquer homem brilhante há a contribuição feminina. Mesmo anônimas elas vão tecendo suas tramas da vida e seus ideais vão circulando. Ai de mim se não tivesse a educação, a grandeza e a preciosa companhia de dona Chiquinha, minha mãe. Sem sua presença na minha formação, talvez eu fosse mais um número numa penitenciária ou até mesmo mais um nome em um cemitério. Felizmente tive o merecimento de ter nascido de uma mulher de fibra.
Há quem diga que alguns homens têm sensibilidade feminina. Por mais que tenham, estão longe da mulher. É ela que carrega outro ser no ventre e suporta a dor do parto. Ela que acompanha o sofrimento dos filhos e padece a dor da perda. É ela que dentro de sua fragilidade se fortalece. Ela é o alicerce da casa, a luz do existir e o equilíbrio de tudo. Ela que vê as enchentes arrastarem seus móveis e ainda levarem seus filhos sem nada poder fazer. Ela que enfrenta a enxada, o sol e a chuva nos campos. Ela que se depara com a rigidez da violência que levou mais um de seus filhos. Ela que tem o coração traçado de dor. Ela é a renovadora. Ela, a flor em botão. Ela, a alegria das pessoas, a fonte da esperança. Ela, a mãe do Universo. É dela que o futuro depende para a formação do homem e do mundo.
Certa vez o poeta Vinícius de Moraes disse:...“No longo capítulo das mulheres, Senhor, tende piedade das mulheres / Castigai minha alma, mas tende piedade das mulheres / Enlouquecei meu espírito, mas tende piedade das mulheres!
Apesar de endossar as palavras do Vinícius pela beleza de sua lira poética, não peço piedade. Elas não precisam. Peço apenas compreensão e respeito.
Ela é quem chora enquanto outros riem. Ela que divide a alegria e sofre triste e sozinha! Mulheres camponesas de mãos calejadas. Mulheres da cidade, de almas aflitas e corações inquietos. Mulheres marcadas pelo tempo, marcadas pela vida, formando mais um elo na corrente do avanço. Musas inspiradoras, motivos de criação. Mulheres explosivas e mulher razão. Mulher entre os escombros procurando em vão sua outra metade que a guerra levou.
Por mais que me iluda com a aparência, com a estética, tenho consciência que a mulher não é só corpo. É pensamento, formosura, afinidade e perfeição. Nem só sorriso. É inteligência, brilhantismo e sensibilidade. Não é só beleza. É ternura, fragilidade e solidez. Não é só mãe. É carinho, encanto, dedicação e grandeza. Nem só habilidade. É consciência, magia, dinamismo e resistência...
A mulher é rocha resistindo à fúria das ondas do mar. Pau para toda obra. Lenha que fogo não queima.

SANTIAGO DIAS
(Trecho do livro: O Plantador de Manhãs)
santiagodias13@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário